Image Hosted by ImageShack.us

Bem vindo

AVALANCHE LICOR BEIRÃO

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Projecto de Criação de GRC's - Grandes Rotas Ciclisticas

Divulgo neste espaço um Projecto promovido por Btt Albergaria que acho deveras interessante e um exemplo a seguir por todos os BTTistas...
Foto: Parque Eólico da Serra da Freita - Pedro Cruz 2008

Há já algum tempo que tenho andado a pesquisar sobre as já conhecidas PR's - Pequenas Rotas e GR's - Grandes Rotas. Muitos de nós já as percorremos e à excepção de algumas como a famosa GR22, a grande maioria são pequenos percursos pedonais aproveitados por nós para descobrir uma determinada região. Uma das dificuldades é que nem todas são ciclaveis e temos também muitas vezes que "inventar" troços de ligação entre elas dada a sua curta distância (muitas com apenas 7/8 km).

Pelo que descobri, as PR's e GR's pedonais são regulamentadas e homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo. Ora, se estas rotas existem adaptadas ao pedestranismo, porque não criar rotas próprias para btt, que possam ser feitas em autonomia, com sinalética própria e registo num site também próprio?
Esta foi uma ideia que surgiu no BTT Clube de Albergaria dada a cada vez maior procura por parte dos bttistas de grandes travessias e grandes aventuras de vários dias. Temos como objectivo avaçar com este projecto e criar já uma GRC-1 (ex.). Seria um percurso para vários dias, com todo o tipo de informação que necessitamos, desde o locais turísticos de interesse, contactos de alojamento, restaurantes, serviços de socorro locais, pontos de água, oficinas de reparação de bikes, etc, etc.
Obviamente e dada a escala que pretendemos nada disto será possível sem a ajuda da comunidade e sem o envolvimento e trabalho conjunto de vários grupos de BTT, nomeadamente nas zonas que serão percorridas por esta GRC-1. Ninguem como os grupos locais conhece os melhores trilhos, os ponto de interesse, onde ficar alojado, sejam estalagens, parques de campismo, hoteis, onde almoçar, etc..
Este primeiro percurso será iniciado em Albergaria-a-Velha, seguindo em direcção à Serra da Freita > Serra de S. Macário > Zona de Castro Daire > Viseu > Tondela (Caramulo) > Vouzela > Oliveira de Frades > Albergaria-a-Velha.



Foi lançado o desafio no forumbtt (podem acompanhar a evolução da discussão neste link) a todos os que pretendam colaborar com este projecto, e especificamente aos grupos de BTT destas regiões. A ideia será criar equipas de trabalho que fiquem responsáveis por Pequenas Rotas Ciclisticas, com cerca de 70 / 80 km, percursos tipo etapas de um dia, que interligadas entre si constituam a Grande Rota Ciclistica. Seria algo do género: o BTT Clube Albergaria ficaria responsável pelo traçado desde Albergaria-a-Velha até à Serra da Freita, um grupo de Arouca responsável pelo traçado até à zona de Castro Daire e assim sucessivamente até voltar ao ponto de partida..
Depois de constituída esta "base", bem como a sinalética a adoptar, este é um projecto que gostaríamos de ver alargado a todo o país, produto do trabalho de vários grupos nas suas regiões. Penso que será algo com que todos podemos beneficiar, um verdadeiro projecto de BTTistas para BTTistas. Como partimos praticamente do zero muito há a fazer e toda e qualquer ajuda será sempre bem-vinda!
Fico a aguardar as vossas opiniões e disponibilidade para colaboração neste projecto


Sem comentários: